Buscar
  • Manoela. Gonçalves Ramos

Orixá fala comigo através da natureza

Qualquer pessoa preta com um pouco de autoconhecimento, vai reverenciar Orixá, porque isso significa o conhecimento da sua história, e qualquer pessoa preta que conheça a si mesma, vai ter no mínimo gratidão e reverencia a energia que auxiliou nossos ancestrais a resistir a tanta perversidade da escravização e colonização de africanos. Foram as energias dos Orixás que permitiram que eu, através de meus ancestrais, estivesse aqui, escrevendo minha história.



imagem da internet

A sabedoria perante a natureza, o manuseio das ervas, sua utilização como auxilio a tamanha dor causada. O Deus que não virou as costas, que não demonstrou-se punitivo, como justificativa para atrocidades. O que em meio a miséria trouxe fartura. O conhecimento que não se perdera, mesmo quando não se podia existir registro escrito, imagem e nem falar a língua mãe. Mas a linguagem dos ancestrais é além e não pode ser interpretada por colonizadores, seus descendentes e reprodutores.


Tenho de louvar e reverenciar toda a energia da Natureza que protegeu meus ancestrais e perpetua sua proteção em mim. Saúdo a força que vem das águas, das matas, do fogo, da terra, do ar, dos ventos, a força do sol, do céu e da terra. Essas e todos tantos elementares da Natureza que manifestaram resistência. Se Deus tem um templo, esse lugar é a Natureza em si e toda cooperação dos Orixás para que a vida de seus descendentes se perpetue mesmo com a mancha de 400 anos de escravidão. Orixá está em toda parte e qualquer pessoa preta que estude a si mesma, uma hora vai encontrá-lo.

Não sou de religião, mas Orixá fala comigo através da Natureza.

80 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo